segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MON - Museu Oscar Niemeyer




Uma das minhas melhores experiências.Você realmente se surpreende, é encantador. As formas arquitetônicas de como tudo foi montado, preparado, pensado, estima-se muito o autor de tudo aquilo. Os lugares arquitetados por Oscar Niemeyer em Niterói são algumas de suas arquiteturas mais incríveis que ele fez.



No primeiro piso, haviam duas saletas e logo adiante uma exposição de fotos de Bernie de Chant numa exposição chamada “Brasil além Brasil”, onde suas fotos retratam de forma focada a realidade do país.

(sala de leitura)


Outra exposição fotográfica muito interessante e informativa é a dos “Qui
lombolas”, trazendo uma verdadeira aula de como eram os quilombos em todo o mundo, quantos haviam e as condições em que vinham e ficavam os escravos importados para inúmeros países. Cada andar, e cada foto surpreendia em saber como viviam e como era sua cultura.









Quando chegamos ao salão principal, lá em cima, no olho, você fica de boca aberta, os detalhes do teto, o ilusionismo dos vidros da parede são demais. Os quadros antigos estão em sua perfeita apresentação, quadros que foram demorados quase 70 anos para serem concluídos. A vontade de admirar um a cada vez toma conta.





Garfunkel, um francês do Paraná, demonstrava suas obras em classificações de pessoas, paisagens, etc. e com que são basicamente elaboradas como por exemplo giz pastel; nanquim; carvão; e grafite sobre papel.





Em uma das salas de exposição o foco era o silêncio. “Elogio ao silêncio”, é uma mistura entre saber o que representa o silêncio e como expressar uma forma de silêncio em apenas uma tela. Retratos de árvores e questionamentos escritos na parede para entender o que realmente pode ser o silêncio em si, ou em nós mesmos.



“Objeto”, é uma exposição em que se reúne muita criatividade e uma técnica diferenciada do que todas as outras propostas que se vê. A princípio parece meio esquisito mas, quando entende-se qual o objetivo das obras faz-se algum sentido aos seus olhos.




A vista mais bonita é a saída de um túnel muito iluminado com um tom de azul em que já mira-se uma linda pintura adiante.
A parte interna, sim, é encantadora, uma aula de arte, bom gosto e informação. Uma outra visão de como tudo acontece no mundo. Mas nada se compara à sensação da parte externa, principalmente num dia de primavera onde o sol brilha intensamente e te deixa assim, alegre, leve e com suavidade no que você fala e no que você faz, sente-se em uma cena de novela.
A concentração de jovens conversa
ndo, curtindo é imensa, todos muito alegres, isso sem falar nos turistas que se empolgam a cada canto que conhecem,e, nós nos parecemos como turistas também, quando se vai a primeira vez a empolgação e a ansiedade tomam conta.














"Pousou, parou, em seguida escolheu seu percurso se rumo, vá siga em frente disse o vento soprando como que empurrando a frágil borboleta a ver o que lhe espera a cada canto de todo o lugar.Por onde passava, tudo ganhava um sentido diferente e suas lindas asas ficavam cada vez mais coloridas e nítidas. Seu brilho ofuscava e sua memória ia guardando tudo com flashes disparados a cada lance de olhar sobre todo aquele universo alucinante.
Viver intensamente sem precisar de muito, aproveitar seus momentos como algo surreal, crie ilusões e voe, apenas não saia de si, procure o que te falta e complete o que sente que não está preenchido dentro de você. Tire sua energia de seu mais alegre sorriso e transmita tudo o que sente para que todos possam ver seu astral redefinido, transformado em você e não no que te transformaram sem sequer dar uma pista do que tinha acontecido."



Feito por: Bárbara Luiza Charneski__.



























































































































3 comentários:

  1. irmãã, fico liiiiiiiindo *_____* de verdade, te amo (L)

    ResponderExcluir
  2. Bá Fico de mais, parabéns. Beeijos Vivi

    ResponderExcluir
  3. A famosa Bá da Mahara escreve beem pra caramba!
    Ameei seu blog!
    Beijos,a Jéssika da Mahara.
    hahaha

    ResponderExcluir